O Sertão da Farinha Podre

Em 1722, Anhanguera II organizou uma nova expedição e, buscando o caminho percorrido por seu pai, Anhanguera I, chegou ao Jeticaí, atual Rio Grande. Ao atingir a margem oposta, alcançou as terras do Sertão da Farinha Podre, uma terra de domínio dos índios Caiapós. A região da Farinha Podre é o que conhecemos hoje por Triângulo Mineiro.

A trajetória de Anhanguera II nessa região o levou até o lugar onde mais tarde, em 1744, o Coronel Antônio Pires de Campos fundou a Aldeia de Santana, atual Indianópolis. A partir daí, costeando algumas picadas abertas, que reunidas formavam a “Estrada do Anhanguera”, prosseguiram até as terras de Goiás.

O Triângulo Mineiro pertenceu à Província de Goiás até 1816, quando passou para a Província de Minas Gerais. No intuito de colonizar as terras situadas na região, o governo de Minas iniciou uma campanha visando a efetiva ocupação do Sertão da Farinha Podre, através da concessão de Sesmarias para que dessa forma, a vinda de novos desbravadores e sua fixação fosse facilitada. Nessa época os índios Caiapós, primitivos habitantes do local, foram expulsos para fora da região.

FB_IMG_1466683428885

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*